Toda viagem começa, primeiro, no campo do sonho e planejamento e quando se trata de um destino grandioso como a Chapada Diamantina, planejar é uma tarefa bem importante.
A região da Chapada Diamantina ocupa uma grande área do interior do estado da Bahia. São 38 mil km² cobertos por belezas naturais, entre elas o Parque Nacional da Chapada Diamantina. A principal porta de entrada para quem pretende visitar a região é a cidade de Lençóis, mas no entorno do Parque existem ainda outras cidades e vilas de grande relevância para a logística do seu roteiro e para sua experiência de viagem.
A seguir vamos falar sobre como chegar, sobre o clima, o que trazer na mala, que locais visitar e mais um monte de dicas pra você ter uma boa noção antes mesmo de chegar aqui.
O trajeto de Salvador até Lençóis tem em média 420 km e leva aproximadamente 6 horas contando com uma pequena parada para esticar o corpo e fazer um lanche.
Nossa sugestão é que faça o trajeto via Ipirá (Estrada do Feijão), pois assim, evita um longo trecho da BR 116 que possui muito caminhões.
Também é possível contratar esse transfer em carro privativo. Fale com nossos consultores.
Todos os dias, a Rápido Federal oferece 3 horários para fazer essa viagem. É possível escolher assentos econômicos ou leitos a depender da data e disponibilidade.
Você pode comprar sua passagem no site (www.realexpresso.com.br) e retirar no guichê, quando estiver na rodoviária. Atenção: Em Salvador é cobrada uma taxa de embarque no valor de R$ 3,00 que só pode ser paga em dinheiro.
Horários de Salvador para Lençóis:
08h00 / 13h00 / 23h00
Horários de Lençóis para Salvador:
09h45 / 14h45 / 23h00
*são considerados Salvador como ponto de partida e Lençóis como destino.
A Chapada Diamantina pode ser visitada o ano todo e cada época proporciona ao visitante uma paisagem e uma experiência diferente.
Março a Novembro:
Período de menor incidência de chuva e, portanto considerada a melhor época para curtir a Chapada, especialmente para as viagens de trekking e expedições.
Dezembro a Fevereiro:
As chuvas são regulares neste período. Os rios e cachoeiras ficam com maior volume de água e alguns atrativos ficam ainda mais espetaculares nesta época do ano.
Setembro a Novembro:
São os meses mais indicados para quem quer apreciar a grande variedade de orquídeas da região.
Abril a Setembro:
Período de maior incidência dos raios solares nos Poços Azul e Encantado.
Lençóis é, sem dúvida, a cidade mais estruturada e com melhor oferta de serviços de hospedagem, restaurantes, agências e lojas, mas se você pretende conhecer atrativos mais ao sul do Parque, como o Poço Encantado, o Poço Azul ou a Cachoeira do Buracão, você precisa descentralizar sua hospedagem de Lençóis e incluir pernoites em Mucugê ou Igatu, por exemplo.
A mesma coisa acontece para quem deseja visitar a Cachoeira da Fumaça e fazer o trekking no Vale do Pati. Nesse exemplo, vale considerar ao menos uma noite de hospedagem no Vale do Capão entre os dois roteiros.
Assim, nossa principal dica nesse quesito é: planeje seu roteiro e depois reserve as hospedagens.
As demais cidades ou vilas como Mucugê, Xique-Xique de Igatu, Vale do Capão ou Ibicoara possuem uma oferta de serviços menor, mas igualmente charmosas e com qualidade. E fazer um roteiro com a hospedagem distribuída vai otimizar seus deslocamentos pela Chapada e evitar trajetos de carro ainda mais longos.
*Para roteiros mais específicos como trekkings com acampamento ou trilhas de bike, podem entrar mais equipamentos nessa lista, como barraca, isolante térmico e sacos de dormir ou esses mesmos equipamentos podem ser alugados localmente.
Nós de Trek
Olá, Fale conosco para contratar os roteiros de seu interesse!
Fale Conosco!
Fale Conosco